quarta-feira, 8 de maio de 2013

Golden Triangle: Fatehpur Sikri, a cidade perdida

Boa tarde, pessoal! Eu disse no último post que o próximo seria sobre o Taj Mahal, mas eu mentii! 
Isso porque eu esqueci que existe uma IMPERDÍVEL cidade perdida no caminho entre Jaipur e Agra que merece MUITO um post aqui. 
Sempre viajámos com um Lonely Planet na mochila, porém não conseguimos nenhum para essa viagem e estávamos usando o Frommer's. Não gosto muito neste livro para a Índia, acho a versão indiana do Lonely Planet bem mais completa e objetiva. Porém, foi através do Frommer's que descobrimos a cidade Fatehpur Sikri. 
A Índia é cheia de cidades perdidas, e essa é mais uma delas. Na verdade, é uma cidade abandonada, não exatamente perdida. O lugar foi construído há mais de 500 anos pelo imperador Abkar, bem antes do Taj Mahal, aliás, dizem por ai que Abkar era avô de Shah Jahan, o imperador que construiu o Taj. O objetivo da cidade era servir como apoio à Agra, capital do Império na época, porém NÃO ROLOU porque não tinha água suficiente para abastecer a cidade, logo, depois de apenas 14 anos de sua construção.. Geral vazou :P haha
Fatehpur Sikri foi toda construído em arenito vermelho, e dizem que é matematicamente... milimétricamente... arquitetada. O estilo é o mesmo do Agra Fort e do Red Fort em Delhi, mas o mais impressionante é o PERFEITO estado de conservação. Então, vale muito a pena dar uma paradinha por lá. Umas 2 ou 3 horas é o suficiente para ver o Forte Principal e a Mesquita que é liiinda de viver!

Dica do FRRO: Se você estiver morando na Índia tu provavelmente tem o registro no FRRO. Leve SEMPRE uma cópia deste documento contigo quando for viajar porque na maioria (NÃO TODOS) dos lugares ao apresentar esse papel tu pode pagar a entrada como indiano, o que é no mínimo umas 10x mais barato que para turistas. O documento só é obrigatório para quem for ficar mais de 6 meses no país, porém é exigido para fazer conta bancária, entãooo mesmo que vá ficar menos aconselho fazer! PORÉM, neste forte o documento NÃO É ACEITO! Assim como no Taj Mahal e no Agra Fort. Nos demais lugares não tive problemas.

Voltando a Fatehpur Sikri, vamos às fotos:





  











Beijos e até a próxima parada. Agora sim no Taj Mahal :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário