sexta-feira, 10 de maio de 2013

Golden Triangle: Agra


Finalmeeeente aqui estamos! Agra: a cidade do Taj Mahal - o maior destino turístico da Índia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a maior prova de amor de todos os tempos, o mausoléu da princesa Mumtaz Mahal, a inspiração de Jorge Ben Jor, e tudo mais... 
Que atire a primeira pedra quem não acordou no seu primeiro dia de Índia, olhou pela janela e pensou "O que eu to fazendo aqui?" haha Pois então! No momento que eu vi o Taj Mahal eu entendi o que eu estava fazendo lá e de quebra ainda pensei "AINDA BEM que eu vim". 
A história do Taj Mahal eu já contei aqui antes,  mas a emoção eu acho que nunca vou conseguir contar HAHA Pode parecer exagero (talvez seja), mas é que eu não esperava muito do Taj, na verdade. Apesar de toda a fama, muitos trainees me diziam que o Golden Temple era mais emocionante. E é, em outros sentidos. O Golden Temple é muito mais espiritualizado, tu pode ver a fé das pessoas e o esforço que elas fazem por isso. É fantástico. Mas o Taj Mahal é tão imponente, tão branco, tão inacreditável..  E só de pensar em como ele foi construído por homens e elefantes há tanto tempo. Nossa... Quis chorar!
No Taj não é possível usar o truque do FRRO. Todo estrangeiro paga cerca de 700/800 rúpias, não lembro bem. E, indianos pagam umas 20/25 rúpias. Que revolta! haha A menos que tu seja meio moreninho e se disfarce de indiano haha Sei de casos em que funcionou hein?! Mas se tu for pensar em Reais, não tem muito sentido, já que 700 rúpias são mais ou menos R$25,00. O Cristo Redentor custa o dobro, ou mais! Outra info importante é que o Taj fecha toda sexta-feira somente permitindo a entrada de fiéis muçulmanos, cujos quais participam de uma cerimônio na mesquita que faz parte do complexo. E, sobre os guias: EU ODEIO GUIA TURISTICO. Tão desnecessário e irritante. Mas neste caso, eu até que gostei de ter um no Taj Mahal (estava incluso no pacote do motorista), ele nos explicou a história e mostrou pontos da arquitetura que não teríamos visto sozinhas. 

Observação: O motorista nos cobrou 8000 rúpias para sair de Jaipur, passar em Fathepur Sikri, Agra (Taj Mahal com guia e Agra Fort), e nos largar em Delhi. De trem sai mais barato, mas isso dividio em 4 deu uns 80 reais pra cada. O que me parece ótimo, pela comodidade, segurança, e economia de tempo (Procure uma empresa confiável, os hotéis podem recomendar).

Passamos umas 3 ou 4 horas pelos jardins do Taj Mahal, vimos o pôr-do-sol, mas poderiamos ter ficado mais :)

A primeira visão :O


 


Pose de turista. Quem nunca?


Um beijo pra quem espera a vida toda pra ir no Taj e sai com cara de doença na foto HAHA #cansada


Olhando de dentro do Taj para a Mesquita


Mesquita


Taj Mahal

Spoilers: Por dentro o Taj Mahal não é muito legal. Só tem um túmulo no meio, com uma gradezinha em volta. Tu entra numa muvuca sendo esmagada pelo povo, cuidando a bolsa pra não ser robaaada, roda em volta disso, e sai..

Curiosidade: Nem todo indiano conhece o Taj Mahal :OOOO haha Isso foi chocante pra mim. Afinal toooodos os brasileiros conhecem o Cristo né.. Óbvio O.o

De tanta emoção quase esqueci que em Agra tem também o Agra Fort, que foi onde ficou trancafiado o Imperador responsável pela construção do Taj Mahal até sua morte. Na verdade, eu não entrei, só tirei foto na frente, porque é tecnicamente bem parecido com o Fatehpur Sikri, o motorista tava torrando a paciência, e também não aceitaram meu FRRO pra dar desconto, e eu já tava P*#@ com isso. O ingresso era 300 rúpias (uns R$ 11,00) mas eu já estava muito indiana para perceber o quão barato era e que essa era provavelmente a única oportunidade de visitar o Agra Fort na vida. Palmas para mim! #nemqueriamesmo


Resumindo: Agra é só isso mesmo! Taj Mahal e Agra Fort. O que já é MAIS do que suficiente para passar por lá. Porém, não durma, não coma, e se der.. não respire em Agra.

Próxima parada: Delhi Belly :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário